Ele é capaz de construir uma aplicação completa, do design da interface até o servidor e o banco de dados. Em geral, o desenvolvedor front-end atua diretamente com o código para projetar e estruturar as ferramentas que o usuário irá interagir. A importância desse profissional recai sobre a usabilidade das ferramentas projetadas e que elas consigam suprir as necessidades do usuário. Um termo muito próximo deste profissional é a responsividade, características de responder rápida e adequadamente ao que lhe é solicitado, dos sites/aplicativos/softwares projetados pelo desenvolvedor.
Por sua vez, o desenvolvedor full-stack trabalha no projeto como um todo, tanto como back-end, quanto como front-end. Ou seja, além de atuar nos bastidores, ele poderia fazer participações em frente às câmeras — como muitos diretores de séries e filmes fazem. O desenvolvedor back-end seria o profissional que trabalha por trás das câmeras. Ele não aparece no filme, mas sem o trabalho do back-end não haveria filme para assistir.
Assista aqui um bate papo sobre a necessidade de estarmos em constante sintonia com essas novidades, a fim de desempenharmos com mais eficiência nossas tarefas diárias. Por isso, é imprescindível que todo o profissional tenha um bom conhecimento sobre o funcionamento https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ delas, e saiba utilizar as principais funções de cada uma para a criação e manutenção de interfaces. Isso porque, há algum tempo, os profissionais de design eram responsáveis pela criação visual das páginas na web, e os desenvolvedores se encarregavam da estrutura.
Os engenheiros de front-end devem permanecer o mais atualizados possível e quase certamente precisarão aprender novas linguagens de programação ou bibliotecas com o passar do tempo. Se você tem interesse em seguir essa carreira, é fundamental buscar a formação acadêmica adequada. Muitas instituições de ensino, como universidades parceiras, oferecem cursos e programas voltados para o desenvolvimento de habilidades técnicas e práticas relacionadas ao front-end.